PRODUTOS


SISTEMA DE MENSURAÇÃO DE DESEMPENHO

A Lunak disponibilizará um conjunto de padrões de indicadores de performance, que permita a verificação dos níveis quantitativos e qualitativos da prestação dos serviços da Concessionária, baseados nos indicadores mais utilizados em cada segmento de mercado. Este conjunto poderá também ser ajustado conforme as necessidades específicas de cada projeto, mediante solicitação do cliente.


É importante destacar que os indicadores de performance devem buscar demonstrar a qualidade da prestação de serviços através de objetivos-fim, evitando ao máximo a utilização de objetivos-meio, já que estes devem ser de pertinência dos prestadores na gestão de seus serviços. Para exemplificar, o importante é mensurar a disponibilidade de um determinado equipamento e não a mensuração da quantidade de colaboradores que a  operadora utilize para manter um nível de disponibilidade adequado.


Um outro ponto importante a ser considerado é o adequado balanceamento entre nível de exigência e quantidade de indicadores de performance a serem aplicados na gestão da qualidade de um contrato de prestação de serviços. Uma quantidade elevada, acima da necessária, acabará por provocar uma "overdose" de energia gasta na gestão, acarretando no desvio de foco na prestação do serviço, ou seja, se gastará mais tempo para gerir a qualidade do que propriamente para executar os serviços com a qualidade exigida.

 

Abaixo, uma lista com alguns dos conjuntos de padrões de indicadores disponíveis:

  1. Serviços não assistenciais para instituições de saúde (hospitais, clínicas, centrais de diagnósticos, UPAs, UBS, etc)
  2. Serviços assistenciais para instituições de saúde (hospitais, clínicas, centrais de diagnósticos, UPAs, UBS, etc)
  3. Serviços não educacionais para escolas e universidades
  4. Serviços de gestão e manutenção de iluminação pública
  5. Serviços de manutenção, conservação, segurança patrimonial e recepção de prédios públicos (centros administrativos, fóruns, etc)
  6. Serviços de manutenção, conservação, segurança patrimonial e recepção em arenas multiuso e ginásios/estádios esportivos
  7. Serviços de conservação, manutenção e segurança patrimonial em parques públicos/naturais
  8. Serviços de unidades de atendimento ao público
  9. Serviços em unidades de energia elétrica (usinas termoelétricas, usinas de biomassa, plantas de cogeração, plantas eólicas, etc)
  10. Outros serviços

MATRIZ DE PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS

A Lunak oferece um serviço de análise e definição de prioridades de projetos de concessão e PPP. Utilizamos uma ferramenta desenvolvida pela Lunak em conjunto com o Radar PPP, com a qual, através da análise de vários parâmetros críticos de um projeto de concessão/PPP. Exemplos de parâmetros críticos:

  • nível de investimento

  • período da concessão

  • qualidade da garantia do poder público

  • histórico do poder público com relação a projetos de concessão/PPP

  • receita disponível do poder público para aplicação no projeto

  • agenda política

Através desta metodologia, cria-se um ranking dos projetos analisados, demonstrando qual(is) deve(m) ser o(s) prioritário(s) a ser trabalhado pela empresa privada/concessionária.